quinta-feira, 4 de março de 2010

Primeira semana

.
.


















Esta semana iniciei uma nova caminhada em busca de mudança de hábitos. Tracei algumas metas e tenho procurado cumprí-las, na medida do possível. Na terça feira fiz minha primeira sessão de Reiki, pra começar equilibrando as energias. Minha terapeuta passou algumas orientações e fitoterápicos. Comprei algumas roupas apropriadas para exercícios físicos, um tênis e mandei aviar as receitas. Também estou tomando Rescue (floral).

Em relação à reeducação alimentar, tenho diminuído as quantidades, evitado (mas nem sempre) o bendito refrigerante, incluído verduras no cardápio. O mais difícil para mim é comer em intervalos regulares, já que meu antigo hábito era realizar apenas três (ou duas) 'Grandes' refeições ao dia. Pela manhã, tenho tomado iogurte caseiro light com aveia e linhaça, mamão, maçã, ricota, mel. No meio da manhã, tenho lutado para me lembrar de ingerir fruta, às vezes esqueço ou simplesmente não tenho vontade, tem sido um exercício de paciência. À tarde, ainda não consegui incluir nada. Por recomendação da terapeuta, tenho tomado doses diárias de um preparado a base de água morna, vinagre de maçã e mel, além de consumir mais maçãs. Tenho me sentido bem, as roupas estão afrouxando.

Em relação aos fitoterápicos, tenho tomado uma fórmula calmante a base de passiflora, valeriana e Iulungu, pela manhã e à noite. Sobre a fórmula emagrecedora, passiflora, valeriana,
cáscara sagrada, boldo, carqueja, alcachofra, centella, castanha da Índia, ginkgo biloba, ginseng, garcínia. Diferente de outras vezes, tenho me proposto a encarar
a reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos (urgh!) como necessidade diária.

Está tudo muito no início ainda, não estou me cobrando como fiz em outras ocasiões. Acho que a culpa, ao menos no meu caso, bloqueia minha vontade. Então, no stress, please!
Sei que a medida em que os hábitos forem se tornando mais firmes, também será mais fácil incluir novos sacrifícios. Engraçada foi minha atitude hoje pela manhã, me recusando sem perceber, a colocar refrigerante na geladeira, simplesmente não tive vontade e não pus.
Não foi uma batalha perdida como sempre. Foi um sacrifício 'fácil', natural até.

Neste espaço, estou me propondo a ser transparente, não me preocupando com possíveis críticas. Já disse que estou pondo a culpa de lado. Se um dia tenho vitórias, ótimo. Se no outro escorrego, tento acertar da próxima vez. Chega de cobranças e desistências, experiência de vida tem de servir para alguma coisa ao final de quarenta anos, não?

Sábado providenciarei as últimas coisas que estão faltando para dar início a um programa de caminhada, já que a tão sonhada academia com acompanhamento do personal, não cabe no meu orçamento deste mês, c'est la vie. Também procurei pessoalmente os Comedores Compulsivos Anônimos em Cuiabá, mas dei pernada à toa, já que não houve reunião no dia proposto e não tenho notícias de suas atividades, apesar de ter mandado e mail e não ter obtido resposta. Estou em contato com outros grupos em Cuiabá, de participação gratuita e assim que obtiver notícias posto-as aqui.

Enfim, tô tentando, me adaptando, dando um passo de cada vez. A diferença desta para as outras vezes em que tentei emagrecer, foi que antes eu assumia conscientemente que não conseguiria fazer a reeducação alimentar, então nem tentava começar. A mesma coisa em relação aos exercícios físicos. Quer dizer, o meu pífio sucesso temporário se resumia a tomar alopatias e conseguir algum resultado enquanto os efeitos dessas drogas perdurassem. Abandonados os tratamentos, era óbvio que eu voltasse a engordar.

Desta vez as coisas estão diferentes. Minha atitude também mudou e vejo com mais esperanças um futuro promissor, com metas possíveis de serem alcançadas.
É muito mais fácil lutar com os outros do que contra si mesmo. Transformar atitudes arraigadas, não se dá de um dia para o outro. Paciência é um exercício diário.


.